Pesquisar este blog

quinta-feira, 30 de julho de 2009

MAUS TRATOS AOS ANIMAIS

Olá pessoal, aqui estou para comentar um assunto que me deixa com muito indignação com o ser humano, que são os maus tratos com os animais.

Nem todo mundo sabe, mas há leis que punem o autor desses atos.
Infelizmente nem todo mundo que vê uma agressão aos animais denuncia.
Desde 1934 a legislação Brasileira protege os animais domésticos, os pertencentes à fauna brasileira, os exóticos, animais de trabalho e os animais de produção pelo decreto nº 24.645 de Junho de 1934.

A lei nº9605 de 16/02/98 reforça o decreto de 1934 e muda algumas violações e penalidades previstas para os autores dos crimes praticados contra os animais.
Segundo lei qualquer ato de maus tratos com os animais são considerados crimes com pena de detenção de três meses a um ano e multa. Ela prevê também que abandono de animal também é considerado crime, e pode-se usar essa legislação para a denuncia.

Segue abaixo uma listinha de alguns exemplos que são considerados crimes:
- Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar;

- Manter preso permanentemente em correntes;
- Manter em locais pequenos e anti-higiênico;
- Não abrigar do sol, da chuva e do frio;
- Deixar sem ventilação ou luz solar;
- Não dar água e comida diariamente;
- Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
- Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força;
- Capturar animais silvestres;
- Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
- Promover violência como rinhas de galo, farra-do-boi etc..

Se souber de alguém que faça alguns dos itens acima, ou então, sacrifício de animais em rituais, seu uso em rodeios, o uso de injeções letais e as famosas carrocinhas denuncie! É crime! Se ao entrar em contato com a delegacia estes nada fizerem entre em contato com o IBAMA, com a lei em mãos para qualquer eventualidade, que eles te orientarão da melhor forma.

Não deixe uma maldade dessas impune, denuncie!

Se você tiver alguma duvida sobre a legislação, segue abaixo as leis que protegem nossos bichinhos e também alguns telefones úteis:
-
Decreto Lei Nº 24.645, de 10 de julho de 1934, que define maus-tratos contra animais.

- Lei - Federal Nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, a "Lei dos Crimes Ambientais".

Polícia Militar Ambiental: atende o Estado de São Paulo, para crimes como desmatamento, caça, pesca ilegal, tráfico e venda de animais silvestres, crueldades. Tel.: 0800 13 20 60

IBAMA (Linha Verde) 0800-618080

No site Arca Brasil, tem histórias muito boas e uma delas é a do Tingo, que era um cachorro de rua adotado por um veterinário que se torna um “cão modelo”, e não deixem de assinarem a petição do caso do cachorro no RS, onde todos querem punição para três jovens que mataram um cachorro rindo e ainda colocaram o vídeo no youtube.

--> ASSINE O ABAIXO ASSINADO


Adquira um animal de estimação clicando aqui!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

ALTERNATIVAS PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER

DEPOIS DE ANOS DIZENDO ÀS PESSOAS QUE A QUIMIOTERAPIA É O ÚNICO CAMINHO A TENTAR (TENTAR É A PALAVRA CHAVE) PARA ELIMINAR O CÂNCER, O HOSPITAL JOHN HOPKINS ESTÁ FINALMENTE COMEÇANDO A DIZER-LHES QUE HÁ UM CAMINHO ALTERNATIVO.


Atualização em câncer pelo John Hopkins Hospital

1. Todas as pessoas têm células cancerosas no corpo. Estas células não aparecem nos testes-padrão até que tenham se multiplicado e atingido o número de alguns bilhões. Quando os médicos dizem aos pacientes de câncer que não há mais células cancerosas nos seus corpos depois do tratamento, isto quer apenas dizer que os testes são incapazes de detectar as células cancerosas porque não atingiram o número detectável.

2. Células cancerosas ocorrem de 6 a mais de 10 vezes ao longo da vida das pessoas.

3. Quando o sistema imunológico da pessoa está forte, as células cancerosas são destruídas e impedidas de se multiplicar e formar tumores.

4. Quando uma pessoa tem câncer, isto indica que ela tem múltiplas deficiências nutricionais. Estas podem ser decorrentes de fatores genéticos, do meio ambiente, da alimentação e do estilo de vida.

5. Para superar as múltiplas deficiências nutricionais, mudanças na dieta e a inclusão de suplementos fortificarão o sistema imunológico.

6. Quimioterapia envolve o envenenamento das células cancerosas de rápido crescimento e também destrói células saudáveis também de rápido crescimento da medula óssea, do trato gastrointestinal etc, e causar danos a órgãos como o fígado, os rins, coração, pulmões etc.

7. A radiação enquanto destrói células cancerosas, também queima, deixa cicatrizes e danifica células sadias, tecidos e órgãos.

8. Os tratamentos iniciais com quimioterapia e radiação freqüentemente reduzirão o tamanho do tumor. Contudo, o uso prolongado da quimioterapia e da radiação não resultará em maior destruição do tumor.

9. Quando o corpo tem uma carga muito grande de toxinas da quimioterapia e da radiação, o sistema imunológico é ou comprometido, ou destruído. Em conseqüência a pessoa pode sucumbir por várias espécies de infecções e complicações.

10. Quimioterapia e radiação podem ocasionar mutações nas células cancerosas, tornando-as resistentes e difíceis destruir. A Cirurgia também pode espalhar as células cancerosas para outros lugares.

11. Um meio eficaz de combater o câncer é fazer as células cancerosas passarem fome, não lhes dando os alimentos de que necessitam para se multiplicar.


AS CÉLULAS CANCEROSAS SE ALIMENTAM DE:

1. O açúcar é um alimentador de câncer. Ao eliminar o açúcar é cortada uma importante fonte de alimentação para as células do câncer.

Substitutivos do açúcar como Nutra Sweet, Equal, Spoonful, etc são feitos com Aspartame que é prejudicial. Um substituto natural melhor seria mel Manuka ou melado, mas somente em pequenas quantidades. Sal de mesa tem uma substância química adicionada para lhe dar a cor branca. Melhor alternativa é ´Bragg's aminous (?) ou sal marinho.

2. O leite faz o corpo produzir muco, especialmente no trato gastro-intestinal. O câncer se alimenta de muco. Cortar o leite e substituí-lo por leite de soja sem açúcar faz com que as células do câncer morram de fome.

3. As células de câncer prosperam em ambientes ácidos. Uma dieta a base de carne é ácida e é melhor comer peixe e galeto em vez de carne de vaca ou de porco. Carne bovina também contém antibióticos para o gado, hormônio do crescimento e parasitas, que são prejudiciais, especialmente para pessoas com câncer.

4. Uma dieta com 80% de vegetais frescos e sucos, grãos integrais, sementes, nozes e um pouco de frutas ajuda a colocar o corpo num ambiente alcalino. Cerca de 20% podem ser de alimentos cozidos inclusive feijões. Sucos de vegetais frescos proporcionam enzimas vivas que são facilmente absorvidas e descem até o nível celular dentro de 15 minutos para nutrir e estimular o crescimento das células sadias. Para obter enzimas vivas para formar células sadias experimente e beba sucos de vegetais frescos (a maioria dos vegetais inclusive brotos de feijão) e coma alguns vegetais crus 2 ou 3 vezes ao dia. As enzimas são destruídas a temperatura de 40º C (104° F).


5. Evite café, chá e chocolate, que contêm muita cafeína. Quanto à água - é melhor tomar água purificada, ou filtrada, para evitar toxinas conhecidas e metais pesados da água de torneira. Água destilada é ácida, evite-a.

6. A proteína da carne é de difícil digestão e exige um monte de enzimas digestivas. Carne não digerida ao permanecer no intestino apodrece e conduz a um aumento das toxinas.

7. As paredes das células cancerosas têm uma cobertura de proteína dura. Evitar ou comer menos carne libera mais enzimas para atacar as paredes de proteínas das células cancerosas e possibilita que as células matadoras do corpo destruam as células cancerosas.


8. Alguns suplementos constroem o sistema imunológico (IP6, Flor-ssence, Essiac (???), antioxidantes, vitaminas, minerais EFAs (?) etc.) para possibilitar que às células matadoras do próprio corpo destruir as células cancerosas. Outros suplementos, como a vitamina E, são conhecidos por acarretar apoptose, ou seja, morte programada de células, método normal do corpo de desfazer-se de células danificadas, indesejadas ou desnecessárias.

9. O câncer é uma doença da mente, do corpo e do espírito. Um espírito preventivo e positivo ajudará ao guerreiro do câncer a ser um sobrevivente. A ira, o não perdoar e a amargura colocam o corpo num ambiente de tensão e acidez. Aprenda a ter um espírito amoroso e de perdão. Aprenda a relaxar e desfrutar da vida.

10. As células cancerosas não prosperam em um ambiente oxigenado. Exercícios diários e respiração profunda ajudam a proporcionar mais oxigênio para o nível celular. A terapia com oxigênio é outro meio empregado para destruir células cancerosas.


IMPORTANTE:

Nenhum recipiente de plástico no microondas.



















Nenhuma garrafa de água no 'freezer'.















Nenhum envoltório de plástico em microondas.














John Hopkins recentemente mandou isto em um dos seus comunicados à imprensa. Esta informação está também circulando no Centro Médico Walter Reed, do Exército:

A substância química dioxina causa câncer, especialmente câncer do seio.

As dioxinas são altamente venenosas para as células dos nossos corpos.

Não congele garrafas plásticas com água, pois isto libera dioxinas do plástico.

Recentemente o Dr Edward Fujimoto, Gerente do Programa de Bem-Estar do Hospital Castle, esteve num programa de TV para explicar este risco para a saúde. Ele falou sobre as dioxinas e o quanto elas são ruins para nós. Ele disse que não devemos aquecer nossos alimentos no microondas usando vasilhas de plástico.

Isto se aplica especialmente para os alimentos que contenham gordura.
Ele disse que a combinação de gordura, alta temperatura e plásticos libera dioxinas para os alimentos e, finalmente, para dentro das células do corpo.

Em lugar dos plásticos ele recomenda usar vidro, tais como Corning Ware, Pyrex ou vasilhas de cerâmica para aquecer os alimentos.

Obtém-se os mesmos resultados, mas sem a dioxina para coisas como receitas de TV (TV dinners), macarrão de cozimento rápido e sopas, etc., eles devem ser removidos da embalagem e aquecidos em outro recipiente.

Papel não é ruim, mas não se sabe o que o papel contém. Simplesmente, é mais seguro usar vidro temperado. Ele nos lembra que algum tempo atrás, alguns dos restaurantes de comida rápida (fast food) abandonaram recipientes de espuma e passaram para papel. O problema das dioxinas foi uma das razões.

Ele também ressaltou que envoltório plástico, como o filme plástico, é também tão perigoso quando colocados sobre os alimentos a serem cozidos em microondas. Com o alimento sob a ação da microonda, a alta temperatura acarreta que efetivamente toxinas venenosas evaporem do envoltório plástico penetrem no alimento. Como substituto, cubra o alimento com toalha de papel.


Este é um artigo que deve ser divulgado para todas as pessoas importantes em sua vida.



Fonte:
http://www.slideshare.net/mspnet/hospital-john-hopkins-eua-456928

domingo, 26 de julho de 2009

RECICLAGEM DE PAPEL

Que tal acabarmos com os jornais que vão ficando velhos e ocupando espaço?

Reciclando papel estamos ajudando a reduzir o impacto ambiental dos papeis jogados fora, sabiam que 50 kg de papel reciclado evita o corte de uma árvore de sete anos e a cada 28 toneladas evita-se a derrubada de um hectare de nossa floresta amazônica. Com a produção de papel reciclado evita-se a utilização de processos químicos evitando-se a poluição ambiental: reduzem em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água.


Assim, ao invés de jogarmos fora reutilizamos e diminuímos nosso lixo. Quem é que não quer se livrar daquele monte de caderno velho, revistas e jornais.

Vamos fazer a nossa parte e acabarmos com todo excesso de papel e vamos reutilizá-los de diversas formas: cartões, convites, embalagens, etiqueta de produtos artesanais, caixas de presente, álbum de fotos, enfim, tem inúmeras idéias para trabalhar com o papel reciclado, é só soltar a imaginação e criatividade e fazer arte.

Aqui vai uma receita super simples e fácil.


Ingredientes:
- Papéis usados, como embrulhos, folhas, revistas, cartões, jornais, etc.
- Jornais (para secar os papéis)
- Água

Materiais:
- Recipientes
- Liquidificador
- Bacia funda
- Peneira, que caiba na bacia, com a forma desejada
- Panos velhos

1. Pique o papel em um recipiente com água suficiente para cobrir o papel.
Deixe-o a repousar por pelo menos 1 dia (o papel pode ficar de molho por semanas, desde que em recipientes limpos).
Pode ainda incorporar no papel que vai fazer: folhas secas, pequenas lascas de madeira, bocadinhos de corda, etc., para fazer bonitos cartões decorativos. Para obter um papel colorido, deixe também de molho papéis de cores fortes.

2. Coloque água e papel no liquidificador, na proporção de três partes de água para uma de papel. A própria “água do molho” pode ser aproveitada (bata a mistura até obter a textura desejada, mas não bata demais que o papel ficará quebradiço).

3. Despeje o papel batido na bacia com água até ½. Agite a mistura com a mão para as partículas de papel não se depositarem no fundo.

4. Mergulhe a peneira pela lateral da bacia até ao fundo, subindo-a lentamente, sem incliná-la, apanhando as partículas em suspensão e formando uma camada de papel sobre a peneira. Se desejar papel mais grosso, adicione papel batido à bacia, agite e peneire novamente.

5. Coloque a peneira sobre um jornal, para secar a superfície inferior. Passe a mão sob a peneira inclinada para escorrer água. Troque o jornal até este não ficar mais molhado.

6. Ainda sobre o jornal, cubra a peneira com um pano e aperte para secar a superfície superior da folha. Use vários panos até que não molhem a mão no toque. Observe atentamente se não há bolhas, buracos ou imperfeições no papel. Se houver, despreze essa folha e repita o procedimento das etapas 4 e 5.

7. Vire a peneira sobre o jornal seco e dê várias pancadas no fundo. A folha deve soltar-se. (Se o papel estiver muito úmido, a folha não cai). Nesta fase, poderá adicionar folhas e flores secas, para decorar o papel.

8. Coloque a folha entre jornais secos e deixe-a secar até ao dia seguinte. Poderá prensá-la, com auxílio de livros pesados e grandes, como listas telefônicas. Pronta, esta folha poderá ser escrita, cortada, dobrada, colada, pintada e muito mais.
O processo de reciclagem de papel poderá servir para fazer folhas de papel reciclado, mas também peças modeladas e coloridas por si, usando a sua criatividade.

9. As sobras de papel picado ou batido podem ser peneiradas, espremidas e encaminhadas para reciclagem seletiva e a água que sobre na bacia pode ser despejada no vaso ou jardim.

sábado, 25 de julho de 2009

A NATURA COLABORANDO PARA UM MUNDO MELHOR


A Natura é uma empresa de cosméticos com grande mercado, ela tem se preocupado tanto com os deficientes visuais quanto com o meio ambiente, usando embalagens que reduzem o impacto ambiental, ela estimula o consumidor a fazer o uso consciente. As embalagens em lata podem ser usadas como presente e as de papel são mais baratas e reduz em media 50% o impacto ambiental.

E a preocupação com os deficientes visuais fez com que a Natura criasse embalagens com escrita em braile, também foram criados com papel reciclado o Vitrine Natura (Catálogo Natura) inteirinho em braile, para alguns consultores com deficiência visual.

A linha natura Ekos, é toda vegetal, e as fórmulas são comprovadamente biodegradáveis, ou seja, se decompõem na natureza em até 28 dias. A Natura compra toda a matéria-prima dos pequenos produtores tradicionais, desde os óleos naturais ás matérias-primas vegetais, que são extraídos sem danificar a natureza, dando mais recursos as regiões e mantendo nosso ecossistema vivo.

O crer para ver é um projeto desenvolvido pela Natura, onde parte dos lucros é revertida para a melhoria da educação. Os projetos são voltados para o ensino infantil, fundamental, médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos).


Se todos se preocupassem com o modo de vida de nosso país, e fizesse um pouquinho para contribuir, seja para nosso meio ambiente ou para nossos deficientes, pode ter certeza de que nosso país seria um lugar mais tranqüilo e com menos preocupação.


É importante citarmos as empresas que tentam fazer de nosso país um lugar melhor de se viver.



Você sabe de outra empresa que também tem esse compromisso em manter o ecossistema, deixe um comentário.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO


Um dos métodos usados no processo ensino/aprendizagem é o lúdico. Ele é tão importante quanto às outras metodologias que hoje já esta inserida como conteúdo na grade de Pedagogia. No 3º e 4º ano trabalhamos tudo o que as brincadeiras e jogos podem desenvolver, e descobrimos que com uma simples brincadeira, podemos estimular inúmeras aptidões.
A importância de ensinar brincando é que o aluno explora diversos assuntos e participa de inúmeras experiências.
A ludicidade trabalha o raciocínio da criança, a criatividade, a independência, e um detalhe que considero importante, a interação com outras crianças, pois criança tem que aprender conviver com os outros sabe dividir e compartilhar quer mais atrativo do que um jogo para trabalhar o raciocínio, interação e criatividade? Segundo Piaget “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”. Através dele se processa a construção de conhecimento, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório. Agindo sobre os objetos, as crianças, desde pequenas, estruturam seu espaço e seu tempo, desenvolvendo a noção de casualidade, chegando à representação e, finalmente, à lógica. As crianças ficam mais motivadas para usar a inteligência, pois querem jogar bem, esforçam-se para superar obstáculos tanto cognitivos como emocionais
Estimular a linguagem, o pensamento, à socialização, a iniciativa e a auto-estima, prepara a criança para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.



quinta-feira, 23 de julho de 2009

A FAMÌLIA NO PROCESSO DE EDUCAR


Quando pensamos em melhorar a qualidade de vida, logo vem a cabeça a educação que nossas crianças estão tendo.
A educação é a base de tudo, é onde forma-se o caráter, forma opinião de mundo, e o mais importante tomam decisões que vão influenciar e mudar a vida de todos ao seu redor mesmo que indiretamente.
Qual seria a importância da família na educação, quais atitudes e mudanças os pais podem tomar para melhorar a qualidade da vida escolar de seu filho?
Vou colocar um trecho do meu trabalho de conclusão de curso, onde ressaltei alguns pontos fundamentais para a integração família/escola, pais/professores.


É preciso trazer a família para dentro da escola, é necessário que ela passe a colaborar de forma mais efetiva com o processo de educar.
O MEC no intuito de melhorar esse aspecto instituiu o dia 24 de abril como o “Dia Nacional da Família na Escola”. Nesse dia todas as escolas podem convidar os familiares a participarem de suas atividades educativas, pois segundo o ex-ministro da Educação Paulo Renato de Souza, “quando os pais se envolvem na educação dos filhos , eles aprendem mais.
Essa falta de participação e comprometimento dos pais pode ser um dos principais motivos que atrapalham uma sala de aula, ou seja, a falta de limite e desrespeito por parte dos alunos,. Isso deixa os professores, cansados, estressados e desestimulados. E um dos fatores é que os pais não se interessam pela vida escolar de seu filho, os professores tentam superar esses conflitos e procuram mostrar que se não houver uma parceria entre pais e professores, quase nada poderá ser feito para solucionar esse caso. Muitas discussões, dentro e fora do âmbito escolar, giram em torno do assunto, de que os professores na ânsia de conseguir atenção dos alunos, procuram novas metodologia e técnicas, nem sempre obtendo um bom resultado. As escolas também empenham-se em prender a atenção do aluno criando projetos de informática, ambientais, onde os alunos possam se integrar e assumam um comprometimento maior com a educação, tendo interesse e empenho nos projetos.
Essas atitudes tem contribuído bastante para a melhora de comportamento, mas percebe-se que ainda falta algo e os casos de violência aumentam cada vez mais dentro e fora das escolas. Paulo Freire cita em a “ Pedagogia da Indignação” um trecho onde aborda a violência:

“Que coisa estranha, brincar de matar índio, brincar de matar gente. Fico a pensar aqui. mergulhado num abismo de profunda perplexidade, espantado diante da perversidade intolerável desses moços, desgestificando-se no ambiente em que descreveram em lugar de crescer”. (Paulo Freire, 2000:31).

Esse comentário feito após o assassinato de um índio pataxó( Galdino de Jesus dos Santos), morto por 5 rapazes enquanto dormia numa estação de ônibus. Nos faz refletir sobre a resposta deles, a de que estariam brincando, nos faz questionar qual teria sido o motivo de tamanha crueldade, como teria sido a sua formação em casa,.
Segundo Margarete J. V. C. Hulsendenger( professora de Física nos colégios João XXIII e Israelita em Porto alegre, Mestre em Educação, Ciências e Matemática)a crescente onda de violência, deve-se a o fato de que atualmente as famílias estão cada vez mais desestruturadas com as separações, os novos casamentos, a família tradicional dá lugar a diferentes pessoas morado sob o mesmo texto.
Em resposta a isso, os alunos se tornam cada vez mais agressivos e revoltados dentro da sala, esta é a maneira encontrada para chamar atenção dos pais. Os pais por sua vez comparecem ás escolas, ouvem o que lhes é falado sobre o mau comportamento e rendimento na maioria dos casos, e qual é a atitude desses pais? Quando resolvem não deixar passar em branco, tiram algo de que eles gostam, deixando-os mais irritados ainda, sem terem tido um diálogo franco e aberto. Quando um filho erra, ele espera uma atitude sua, e essa atitude com certeza causará um impacto na sua emoção, o denominado fenômeno RAM(Registro Automático da Memória, de todo pensamento e emoção) esse registro não produzirá um efeito inteligente se a reação for negativa, só registrará sofrimento, ao invés de aprendizagem, sem que eles percebam o erro cometido, e continuara achando-se injustiçado. É importante que os pais percebam e façam seus filhos refletirem sobre atos errados e não se sintam desamparados, e sim amados, pois todo ser humano erra, ninguém é perfeito.
Em “Pais Brilhantes, Professores Fascinantes”(Cury, Augusto Jorge: 2003) nos mostra que a educação mundial passa por uma crise muito grande, e nos fala que para cultivar a emoção e expandir a inteligência dos jovens alunos, pais e professores precisam de ferramentas para estimular tanto crianças quanto adolescentes. Uma das ferramentas que pode ser usada nessa parceria entre pais e professores, é que pais e filhos sejam sempre unidos numa relação mútua de confiança, respeito e amor, criando um mundo onde a criatividade, ousadia e segurança faça parte da educação, criança tem que se sujar , brincar na terra, correr, cair, tudo que faz parte de uma infância alegre. Alguns pais protegem demais os filhos, não os deixando correr risco e desafios,deixam tudo fácil, assistem televisão o tempo todo, brincam com brinquedos eletrônicos, por medo de que se machuquem, matriculando-os em vários cursos ao mesmo tempo, tornando-os “mini adultos”.
Outra possibilidade é a de formar e não informar de como o mundo realmente é, a impressão que dá é que não se ensina se ensina mais limites, respeito, responsabilidade, o pensar e expor idéias. Muitos desses jovens desenvolvem síndrome do pânico,fobia, , timidez excessiva, entre outros.Os pais deixam a parte de impor limites para a escola, para a escola, a escola contribui sim na formação . Mas são os pais que servem de exemplos e modelos para a educação.
As teorias estão deixando de funcionar e é preciso que pais e professores adquiram hábitos que estimulem a reflexão dos atos, e os professores hábitos que formem jovens refletores de uma educação baseada no respeito, carinho entre pais, professores e alunos.
A formação da criança e do adolescente é um dever compartilhado pela família, pela sociedade e pelo Estado, e os pilares principais são a família e o professor, essa parceria tem deixado muitos educadores preocupados no que diz respeito a difícil relação entre liberdade e disciplina.
Num debate promovido pelo professor Renato Nascimento (Jornal do Portal, 2003) “Como explicar o fenômeno da indisciplina entre os alunos? E como soluciona-los?”, e chegaram a conclusão de que a indisciplina muitas vezes está relacionada a falta de orientação, exemplo e autoridade da família e alunos. As soluções propostas foi a de que os educadores precisariam conhecer a fundo e entender os problemas dos alunos relacionados à família.
Muitos desses educadores criticaram a eficiência de uma educação libertaria, sem normas rígidas, priorizando o estímulo à criatividade e autonomia das crianças, acreditando que é uma idéia falida e que as crianças não têm estrutura para tomarem decisões sozinhas. Para os que amam essa poderia ser uma das soluções, pois é uma experiência inovadora que prepara os alunos para a vida.
Alguns pais optam por uma educação mais rígida, sendo vista por muitos pais como um recurso para impor limites aos filhos. Dessa forma, passando à escola a responsabilidade pela criação de seus filhos.
Diante de tantos motivos, é difícil encontrar uma única razão para isso, podendo ser um reflexo do que acontece em casa e em alguns casos a falta de pulso do professor. Em ambos os casos são importantes à junção de pais e professores. Embora haja certa continuidade na transmissão de valores de pais para filhos, a verdade é que os jovens de hoje adquirem sua formação não só dentro da família, mas também fora dela, através de papéis variados que a escola e a família poderão ou não haver essa integração. Porém, a família não pode se omitir de seu papel e atribuir responsabilidades aos educadores na formação de seus alunos.
Um relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI (1996:95) reforça que:

“A ligação constitui o primeiro lugar de toda e qualquer educação se educação se assegura, por isso, a ligação entre o afetivo e o cognitivo, como a transmissão dos valores e normas”.

Para que esse quadro mude, precisamos identificar os problemas e incorporar às nossas praticas pedagógicas e na relação família, atitudes que contribuam para um desenvolvimento maior. Autoridade e liberdade só se conquistam com uma instituição comprometida com os alunos e suas famílias.
Limites na educação de crianças e jovens são aquelas de boa convivência, do respeito mutuo e da observação de mundo. “Todo individuo precisa ter alguém para lhes dizer “sim” e “não”, nos momentos e situações mais propícios , seja o pai ou o professor.



Então, gostaram????
Deixe seu comentário e quem tiver uma opinião diferente, por favor não deixe de comentar.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

HOMEOPATIA: DO PONTO DE VISTA DA CIÊNCIA


Hoje assistindo ao BBC Record News, vi uma matéria muito boa que falava sobre a homeopatia do ponto de vista da ciência.

Um cientista francês descobriu por acaso que a água homeopática tinha efeito sim. Diante dos resultados o cientista chamou a descoberta de “Memória da água”. Uma boa notícia para os adeptos da homeopatia, pois se fosse verdade, a homeopatia seria reconhecida pela ciência, pois a idéia de memória da água é vista como a capacidade de armazenar de algum modo propriedades de substâncias que já estiveram diluídas nela.

Foram feitos testes que estimulam as moléculas de água com partículas de luz e observando a "resposta" que ela dava. Uma vez colocadas numa posição específica pela luz, as moléculas retêm a memória dessa alteração. Mas a estrutura, no entanto, é perdida em 30 a 50 femtosegundos (é o equivalente a um bilionésimo de milionésimo de segundos). A revista cientifica Nature derrubou a pesquisa com uma investigação feita por seus cientistas e por um ilusionista. Comprovando que a água homeopática é a mesma que a água normal.

Entretanto, a homeopatia não foi esquecida, e aumentou cada vez mais, pois os casos de pessoas curadas pela homeopatia chegam aos milhares nessa mesma época. Como explicar isso? Os cientistas denominaram esse resultado ao “efeito placebo” (efeito psicológico, devido a um efeito real causado pela crença ou por uma ilusão). Ocorre quando um paciente tem sintomas que são alterados, de alguma forma por esse tratamento, devido ao indivíduo esperar ou acreditar que ele irá funcionar.

É bom termos em mente que o conceito de placebo é bastante amplo. Originalmente o nome placebo era exclusivo de algum produto para uso oral (cápsulas de farinha de trigo, por exemplo) ou injetável (soro fisiológico), mas hoje, também se reconhece como placebo outras formas de interferência física, tais como acupuntura, ultra-som, aplicação local de pomadas, cremes, etc. Classificaria aqui também os benzimentos, passes e outras peripécias do gênero, incluindo as “cirurgias espirituais”, por exemplo, que não provando serem genuínas, também devem ser considerados placebos.

As experiências feitas com placebo resultam, quase sempre, em alta porcentagem de resultados eficazes nas mais variadas doenças e sintomas.
Enfim, pacientes que foram curados acreditam no efeito que elas tenham, mas será que foram curadas pela força de sua própria mente?

O CACHORRINHO



Ainda relacionado à deficiência queria dividir uma historinha que achei no meu caderno de quando eu estava no terceiro ano de pedagogia, e o assunto foi bastante debatido em sala.

O cachorrinho deficiente

Um menino pergunta o preço dos filhotes a venda. “Entre 30 e 50 dólares”, respondeu o dono da loja. O menino puxou uns trocados do bolso e disse: “Eu só tenho 2,37 dólares, mas eu posso ver os filhotes?”.
O dono da loja sorriu e chamou Lady, que veio correndo, seguida de cinco bolinhas de pêlo. Um dos cachorrinhos vinha mais atrás, mancando de forma visível. Imediatamente o menino apontou aquele cachorrinho e perguntou: “O que há com ele?”
O dono da loja explicou que o veterinário havia examinado e descoberto que ele tinha um problema na junta do quadril, sempre mancaria e andaria devagar.
O menino se animou e disse: “Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!”
O dono da loja respondeu: “Não, você não vai querer comprar esse. Se você realmente quiser ficar com ele, eu lhe dou de presente”.
O menino ficou transtornado e, olhando bem na cara do dono da loja, com seu dedo apontado, disse: “Eu não quero que você o dê pra mim. Aquele cachorrinho vale tanto quanto qualquer um dos outros e eu vou pagar tudo. Na verdade, eu lhe dou 2,37 dólares agora e 50 centavos por mês até completar o preço total.”
O dono da loja contestou:
“Você não pode realmente querer comprar este cachorrinho. Ele nunca vai poder correr pular e brincar com você e com os outros cachorrinhos.”
Ai, o menino abaixou e puxou a perna esquerda da calça pra cima, mostrando a sua perna com um aparelho para andar. Olhou bem para o dono da loja e respondeu:
“Bom, eu também não corro muito bem e o cachorrinho vai precisar de alguém que entenda isso!”

Gostaram???
Eu gosto muito e mostra bem como fazemos discriminações inconscientemente, e que magoamos sem querer. Vale a pena refletir um pouquinho e repensarmos nossas atitudes.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

PRECONCEITO COM OS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA


Todos os dias ouvimos muitos casos de preconceito, seja ele racial, homossexual, bullyng, enfim, todo tipo de preconceito tem uma conseqüência negativa, tanto para a vítima quanto para o autor. Gostaria de dar ênfase às vítimas com deficiência.
Pois como é que um deficiente poderá se defender. É pura maldade descriminar as pessoas por serem diferentes. Só é bonito no papel a historia de inclusão, onde todos vivem e são tratados iguais.
Deve ser porque ainda não entrou na cabeça de algumas pessoas que eles são iguais sim, mas o que acontece é que eles têm algumas delimitações.
O deficiente não deixa de aprender a ler, a escrever, a falar, a trabalhar, alguns trabalham com maior responsabilidade do que os “normais”, para eles a vida tem outro gosto, pois cada aprendizado é uma conquista.
O que não pode acontecer é que elas sejam privadas de sua liberdade e nem serem encaradas como seres de outro mundo. Lógico que com o tempo isso tem mudado e o preconceito diminuiu, mas nem todos pensam igual e ainda há muito preconceito.

A lei ampara os deficientes quando diz:

Lei 7.853, de 24.10.89, dispõe sobre o apoio e integração social dos deficientes e institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos destas pessoas, disciplinado a atuação do Ministério Público, bem como define crimes e dá outras providências, prevendo crime a negação, sem justa causa, a alguém, por motivos derivados se sua deficiência, de emprego ou trabalho, assim como impedimento, sem justa causa, do acesso a qualquer cargo público, por idêntico motivo, estipulando pena de reclusão de um a quatro anos;

Lei 8.899, de 19.6.94 que concede passe livre aos portadores de deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual. Há ainda leis estaduais e municipais nos termos concorrentes determinado pelo art. 24, XIV da Constituição Federal.

Lei 8.213/91 introduz a chamada reserva de mercado, obrigando as empregadoras reservar certo número de cargos em percentuais aos beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiências.

Essas são algumas das leis criadas para facilitar a vida dos portadores de deficiência, tem muitas que foram criadas com o intuito de acabar com a discriminação.

Como podemos agir para que o preconceito acabe de vez? Podemos começar aos poucos procurando entender como eles se sentem, agindo para que eles não se sintam diferentes, ajudando sempre que eles aceitarem.

O começo é um trabalho de formiguinha, cada um contribuindo um pouquinho é que faz a diferença. Se Deus nos deu a oportunidade de convivermos com ele é para termos a chance de corrigir nossos erros e sermos melhores, porque não aproveitarmos essa oportunidade?


Para quem quiser saber mais sobre as leis que amparam os deficientes, indico a leitura de "Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiências", ed. Brasília Jurídica. Pois não há um lugar que tenha todas as leis para os portadores de deficiências.

COMO NÃO EDUCAR UM FILHO

Pesquisando na internet, achei normas de como não educar um filho.

O que chama a atenção é que foi elaborado por policiais, que, provavelmente estão cansados de tanta violência e falta de educação por parte dos jovens, e também dos pais que acham normal tudo o que seus filhos fazem de errado.

Como não educar um filho

Policiais de Houston, no Texas, publicaram uma norma de 10 pontos de “como criar um delinqüente” é interessante meditar neste resumo.

1- Comece na infância a dar a seu filho tudo o que ele quiser. Assim, quando ele crescer, acreditará que o mundo tem obrigação de lhe dar tudo o que ele deseja.

2- Quando ele disser nomes feios, ache graça. Isso o fará considerar-se interessante.

.3- Nunca lhe dê qualquer orientação religiosa. Espere até ele chegar aos 21 anos e “decida por si mesmo”.

4- Apanhe tudo o que ele deixar jogado: livros, sapatos, roupas. Faça tudo para ele, para que aprenda a jogar sobre os outros toda a responsabilidade.

5- Discuta com freqüência na presença deles. Assim não ficará muito chocado quando o lar se desfizer mais tarde.

6- Dê-lhe todo o dinheiro que quiser.

7- Satisfaça todos os seus desejos de comida, bebida e conforto. Negar pode acarretar “frustrações prejudiciais”.

8- Tome partido dele contra vizinhos, professores e policiais. (Todos têm má vontade com seu filho).

9- Quando ele se meter em alguma encrenca séria, dê esta desculpa: “Nunca consegui dominá-lo”.

E, finalmente...

10- Prepare-se para uma vida de desgosto.Vivemos num mundo com tanta violência e visível falta de educação.


Vale a pena pensarmos melhor em que tipo de valores estamos repassando aos nossos filhos. Se você achou interessante esta mensagem repasse ao maior número possível de pais, professores e de, futuros pais.

O mundo precisa de cidadãos de bem, e a responsabilidade também é nossa.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

MÚSICA EM BRAILLE


Ainda relacionado ao fato de que os deficientes visuais poderão ter acesso facilitado à web, outra boa noticia é que a professora Dolores Tomé da Escola de Musica de Brasília desenvolveu o programa Musibraile, que traduz partituras musicais em Braille assim permitindo sua leitura e manuseio por deficientes visuais. O programa será disponibilizado gratuitamente.
A professora Dolores desenvolveu o Musibralle em parceria com os professores Antonio Borges e Moacyr de Paula Rodrigues Moreno, do Núcleo de Comunicação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O software demorou nove anos para ficar pronto e teve um custo de R$ 20 mil.
O Musibraille é o primeiro programa de computador em português capaz de transcrever partituras musicais para o Braille, que é o sistema de leitura adota internacionalmente para os cegos. Qualquer pessoa pode usar o programa, é necessário apenas digitar a partitura e em seguida o programa converte todo o conteúdo para ao braille. A meta é que o programa Musibraile seja distribuído em todas as universidades e escolas musicais do país.
O software já pode ser baixado pela internet no site
www.intervox.nce.ufrj.br/musibraille e também será distribuído a partir de hoje em diversas cidades do, por meio de oficinas de capacitação de professores de música que serão realizadas em Brasília (de hoje até amanhã) , Recife (de 4 a 7 de agosto), Belém (de 2 a 5 de setembro), Rio de Janeiro (de 6 a 9 de outubro) e Porto Alegre (de 10 a 13 de novembro).

quinta-feira, 9 de julho de 2009

INTERNET EM BRAILLE


A revista Info (julho\09) diz que os cerca de 1,4 milhões de brasileiros portadores de cegueira poderão em breve ter acesso facilitado à web, pesquisadores da UNESP de Ribeirão Preto (SP) trabalham num dispositivo que converte textos digitais em caracteres Braille para leitura pelo tato. O professor Mario Luiz Tronco diz que o software já está pronto e que os testes com o protótipo estão se iniciando. O desafio, agora, é criar um dispositivo capaz de traduzir as imagens da web para o Braille.

O método Braille é um sistema de leitura pelo tato criado pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão aos três anos. Aos 7 anos entrou no Instituto de Cegos de Paris e com 18 anos torna-se professor desse Instituto, criou o método ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos onde os oficiais usavam em lugares que seria perigoso acender a luz, com algumas adaptações com os pontos em relevo, cria o método para deficientes visuais.

O Braille é um alfabeto convencional onde os caracteres são indicados por pontos e relevos, a partir de seis pontos salientes é possível fazer 63 combinações que representam letras, algarismos, sinais algébricos e notas musicais. O Método Braille foi adotado oficialmente na Europa e na Ásia em 1.852, ano da morte de Louis Braille.

O interessante é que agora devido à inclusão, tudo esta sendo adaptado para os nossos portadores de deficiência, seja ela qual for, tudo para facilitar e para ter uma vida normal e sem dificuldades.

sábado, 4 de julho de 2009

LIVRO - PAIS BRILHANTES PROFESSORES FASCINANTES

Gostaria de comentar sobre um autor muito bom e que deveria ser o livro de cabeceira de todos os profissionais da educação. Os livros de Augusto Cury são ótimos e um deles explica de forma clara e objetiva como deveria ser reformulada a educação. No livro Pais Brilhantes Professores Fascinantes ele explica que a educação de casa não é somente os pais ensinarem bons modos aos filhos se eles próprios não têm educar com praticas positivas e nunca com atitudes com que ao invés de serem reflexivas se tornem uma tortura para a criança.
O objetivo desta educação é que as crianças se sintam amados e que através de atos errados aprenderemos o correto e que não é o fim do mundo errar. Todo mundo erra e ninguém é perfeito. É através dessa consciência que ele explica como tirar proveito de atitudes erradas tornando a vida numa aprendizagem constante.



Se alguém souber de algum outro autor ou livro que aborde a educação de forma pratica e objetiva, não deixe de indicar.


Compare o melhor preço do livro Pais Brilhantes Professores Fascinates Verifique aqui!




Deixe seu comentário!!!!É importante para nós a sua opinião!!

FILME - ESCRITORES DA LIBERDADE

Vale a pena também citar o filme “Escritores da Liberdade”, é uma historia muito bonita de perseverança e coragem por parte de uma professora recém-formada que dá aulas num colégio barra pesada. Apesar de todas as dificuldades e resistência por parte dos alunos, ela acaba conseguindo com que eles escrevam e comentem sobre suas vidas. As historias acabam se tornando um livro. Filme baseado numa historia verídica.






Compare preços Escritores da Liberdade Clicando aqui!

VOCÊ SABIA QUE COM POUCO ESFORÇO É POSSÍVEL AJUDAR O PLANETA E O SEU BOLSO?

Ao usarmos energia elétrica para aparelhos eletrônicos e lâmpadas também emitimos CO2, um dos principais gases do efeito estufa. Atitudes simples como trocar lâmpadas incandenscentes pelas fluorescentes e puxar da tomada os aparelhos não estão em uso reduzirá a sua conta de luz e as nossas emissões de CO2 na atmosfera.

fonte:
www.planetasustentavel.com.br





DESCASO COM A SAÚDE

Queria comentar sobre o descaso com a saúde publica nos municípios do Brasil. Um fato que ocorreu nesta semana.

Trabalho na escola de um bairro carente e acompanhei a gravidez da mãe de um ex-aluno, durante sua gestação eu a via e sempre perguntava como ela estava e achávamos que seriam gêmeos pelo tamanho da barriga. Pois seu acompanhamento pré-natal era feito no posto de saúde local onde não tinha recursos mínimos sequer para um decente diagnostico de como estava à gestação. O ultra-som foi feito somente no oitavo mês de gestação, devido aos aparelhos estarem quebrados, foi quando descobrimos que não eram gêmeos e sim uma única menina que se chamaria Nicole, ela estava radiante pelo fato de que iria ficar com um casal, já que tinha um menino. Sua barriga estava imensa e logo percebemos que seria um bebe enorme.

Dias depois ficamos sabendo que ela tinha entrado em trabalho de parto na madrugada de terça (30/06) e ate àquela hora ninguém sabia se tinha corrido tudo bem.

Um pouco antes do horário a tia foi buscar o irmão na escola e ficamos sabendo que ela nasceu, mas, com o cordão umbilical enrolado no pescoço, ela não passou dos 5 minutos de vida e faleceu. A mãe entrou em desespero ao saber que sua menininha tinha morrido. Depois viemos saber que ela estava grávida de 41 semanas e cinco dias, quase passando do tempo de nascer e pesou 3.900kg. Agora imaginem uma mulher que tem no máximo 1,57m de altura, e já tinha o histórico de um parto difícil com fórceps, teria condições de ter um bebe de parto normal, se o bebe não estava encaixado e com o cordão umbilical enrolado no pescoço? Ela implorou para que a médica plantonista fizesse uma cesárea, pois ela não tinha mais forças para empurrar, e a cada empurrão o bebe descia e voltava novamente para o útero. Será que a médica não percebeu que algo estava errado ou foi porque sai mais barato para o SUS um parto normal? E ainda por cima não deixaram a mãe registrar a criança porque ela foi considerada natimorto, ou seja, nasceu morta, mas na verdade ela nasceu viva.

É justo uma mãe que esperava ansiosamente pelo bebe em seus braços sair direto para o velório dela por uma negligência médica?

O que podemos fazer para ter um país mais justo? O que será que o governo esta fazendo com o nosso dinheiro? É justo fazer uma construção Cidade da Música que custou mais de R$ 400 milhões e pessoas morrendo em filas de hospitais?

Isso é revoltante!

Comente, coloque seu ponto de vista.