Todos os dias ouvimos muitos casos de preconceito, seja ele racial, homossexual, bullyng, enfim, todo tipo de preconceito tem uma conseqüência negativa, tanto para a vítima quanto para o autor. Gostaria de dar ênfase às vítimas com deficiência.
Pois como é que um deficiente poderá se defender. É pura maldade descriminar as pessoas por serem diferentes. Só é bonito no papel a historia de inclusão, onde todos vivem e são tratados iguais.
Deve ser porque ainda não entrou na cabeça de algumas pessoas que eles são iguais sim, mas o que acontece é que eles têm algumas delimitações.
O deficiente não deixa de aprender a ler, a escrever, a falar, a trabalhar, alguns trabalham com maior responsabilidade do que os “normais”, para eles a vida tem outro gosto, pois cada aprendizado é uma conquista.
O que não pode acontecer é que elas sejam privadas de sua liberdade e nem serem encaradas como seres de outro mundo. Lógico que com o tempo isso tem mudado e o preconceito diminuiu, mas nem todos pensam igual e ainda há muito preconceito.
O que não pode acontecer é que elas sejam privadas de sua liberdade e nem serem encaradas como seres de outro mundo. Lógico que com o tempo isso tem mudado e o preconceito diminuiu, mas nem todos pensam igual e ainda há muito preconceito.
A lei ampara os deficientes quando diz:
Lei 7.853, de 24.10.89, dispõe sobre o apoio e integração social dos deficientes e institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos destas pessoas, disciplinado a atuação do Ministério Público, bem como define crimes e dá outras providências, prevendo crime a negação, sem justa causa, a alguém, por motivos derivados se sua deficiência, de emprego ou trabalho, assim como impedimento, sem justa causa, do acesso a qualquer cargo público, por idêntico motivo, estipulando pena de reclusão de um a quatro anos;
Lei 8.899, de 19.6.94 que concede passe livre aos portadores de deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual. Há ainda leis estaduais e municipais nos termos concorrentes determinado pelo art. 24, XIV da Constituição Federal.
Lei 8.213/91 introduz a chamada reserva de mercado, obrigando as empregadoras reservar certo número de cargos em percentuais aos beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiências.
Essas são algumas das leis criadas para facilitar a vida dos portadores de deficiência, tem muitas que foram criadas com o intuito de acabar com a discriminação.
Como podemos agir para que o preconceito acabe de vez? Podemos começar aos poucos procurando entender como eles se sentem, agindo para que eles não se sintam diferentes, ajudando sempre que eles aceitarem.
O começo é um trabalho de formiguinha, cada um contribuindo um pouquinho é que faz a diferença. Se Deus nos deu a oportunidade de convivermos com ele é para termos a chance de corrigir nossos erros e sermos melhores, porque não aproveitarmos essa oportunidade?
Para quem quiser saber mais sobre as leis que amparam os deficientes, indico a leitura de "Direitos das Pessoas Portadoras de Deficiências", ed. Brasília Jurídica. Pois não há um lugar que tenha todas as leis para os portadores de deficiências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não deixe de comentar!