Pesquisar este blog

domingo, 26 de julho de 2009

RECICLAGEM DE PAPEL

Que tal acabarmos com os jornais que vão ficando velhos e ocupando espaço?

Reciclando papel estamos ajudando a reduzir o impacto ambiental dos papeis jogados fora, sabiam que 50 kg de papel reciclado evita o corte de uma árvore de sete anos e a cada 28 toneladas evita-se a derrubada de um hectare de nossa floresta amazônica. Com a produção de papel reciclado evita-se a utilização de processos químicos evitando-se a poluição ambiental: reduzem em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água.


Assim, ao invés de jogarmos fora reutilizamos e diminuímos nosso lixo. Quem é que não quer se livrar daquele monte de caderno velho, revistas e jornais.

Vamos fazer a nossa parte e acabarmos com todo excesso de papel e vamos reutilizá-los de diversas formas: cartões, convites, embalagens, etiqueta de produtos artesanais, caixas de presente, álbum de fotos, enfim, tem inúmeras idéias para trabalhar com o papel reciclado, é só soltar a imaginação e criatividade e fazer arte.

Aqui vai uma receita super simples e fácil.


Ingredientes:
- Papéis usados, como embrulhos, folhas, revistas, cartões, jornais, etc.
- Jornais (para secar os papéis)
- Água

Materiais:
- Recipientes
- Liquidificador
- Bacia funda
- Peneira, que caiba na bacia, com a forma desejada
- Panos velhos

1. Pique o papel em um recipiente com água suficiente para cobrir o papel.
Deixe-o a repousar por pelo menos 1 dia (o papel pode ficar de molho por semanas, desde que em recipientes limpos).
Pode ainda incorporar no papel que vai fazer: folhas secas, pequenas lascas de madeira, bocadinhos de corda, etc., para fazer bonitos cartões decorativos. Para obter um papel colorido, deixe também de molho papéis de cores fortes.

2. Coloque água e papel no liquidificador, na proporção de três partes de água para uma de papel. A própria “água do molho” pode ser aproveitada (bata a mistura até obter a textura desejada, mas não bata demais que o papel ficará quebradiço).

3. Despeje o papel batido na bacia com água até ½. Agite a mistura com a mão para as partículas de papel não se depositarem no fundo.

4. Mergulhe a peneira pela lateral da bacia até ao fundo, subindo-a lentamente, sem incliná-la, apanhando as partículas em suspensão e formando uma camada de papel sobre a peneira. Se desejar papel mais grosso, adicione papel batido à bacia, agite e peneire novamente.

5. Coloque a peneira sobre um jornal, para secar a superfície inferior. Passe a mão sob a peneira inclinada para escorrer água. Troque o jornal até este não ficar mais molhado.

6. Ainda sobre o jornal, cubra a peneira com um pano e aperte para secar a superfície superior da folha. Use vários panos até que não molhem a mão no toque. Observe atentamente se não há bolhas, buracos ou imperfeições no papel. Se houver, despreze essa folha e repita o procedimento das etapas 4 e 5.

7. Vire a peneira sobre o jornal seco e dê várias pancadas no fundo. A folha deve soltar-se. (Se o papel estiver muito úmido, a folha não cai). Nesta fase, poderá adicionar folhas e flores secas, para decorar o papel.

8. Coloque a folha entre jornais secos e deixe-a secar até ao dia seguinte. Poderá prensá-la, com auxílio de livros pesados e grandes, como listas telefônicas. Pronta, esta folha poderá ser escrita, cortada, dobrada, colada, pintada e muito mais.
O processo de reciclagem de papel poderá servir para fazer folhas de papel reciclado, mas também peças modeladas e coloridas por si, usando a sua criatividade.

9. As sobras de papel picado ou batido podem ser peneiradas, espremidas e encaminhadas para reciclagem seletiva e a água que sobre na bacia pode ser despejada no vaso ou jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!