Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de julho de 2009

INTERNET EM BRAILLE


A revista Info (julho\09) diz que os cerca de 1,4 milhões de brasileiros portadores de cegueira poderão em breve ter acesso facilitado à web, pesquisadores da UNESP de Ribeirão Preto (SP) trabalham num dispositivo que converte textos digitais em caracteres Braille para leitura pelo tato. O professor Mario Luiz Tronco diz que o software já está pronto e que os testes com o protótipo estão se iniciando. O desafio, agora, é criar um dispositivo capaz de traduzir as imagens da web para o Braille.

O método Braille é um sistema de leitura pelo tato criado pelo francês Louis Braille, que perdeu a visão aos três anos. Aos 7 anos entrou no Instituto de Cegos de Paris e com 18 anos torna-se professor desse Instituto, criou o método ao ouvir falar de um sistema de pontos e buracos onde os oficiais usavam em lugares que seria perigoso acender a luz, com algumas adaptações com os pontos em relevo, cria o método para deficientes visuais.

O Braille é um alfabeto convencional onde os caracteres são indicados por pontos e relevos, a partir de seis pontos salientes é possível fazer 63 combinações que representam letras, algarismos, sinais algébricos e notas musicais. O Método Braille foi adotado oficialmente na Europa e na Ásia em 1.852, ano da morte de Louis Braille.

O interessante é que agora devido à inclusão, tudo esta sendo adaptado para os nossos portadores de deficiência, seja ela qual for, tudo para facilitar e para ter uma vida normal e sem dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!