Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de julho de 2009

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO


Um dos métodos usados no processo ensino/aprendizagem é o lúdico. Ele é tão importante quanto às outras metodologias que hoje já esta inserida como conteúdo na grade de Pedagogia. No 3º e 4º ano trabalhamos tudo o que as brincadeiras e jogos podem desenvolver, e descobrimos que com uma simples brincadeira, podemos estimular inúmeras aptidões.
A importância de ensinar brincando é que o aluno explora diversos assuntos e participa de inúmeras experiências.
A ludicidade trabalha o raciocínio da criança, a criatividade, a independência, e um detalhe que considero importante, a interação com outras crianças, pois criança tem que aprender conviver com os outros sabe dividir e compartilhar quer mais atrativo do que um jogo para trabalhar o raciocínio, interação e criatividade? Segundo Piaget “o jogo não pode ser visto apenas como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e moral”. Através dele se processa a construção de conhecimento, principalmente nos períodos sensório-motor e pré-operatório. Agindo sobre os objetos, as crianças, desde pequenas, estruturam seu espaço e seu tempo, desenvolvendo a noção de casualidade, chegando à representação e, finalmente, à lógica. As crianças ficam mais motivadas para usar a inteligência, pois querem jogar bem, esforçam-se para superar obstáculos tanto cognitivos como emocionais
Estimular a linguagem, o pensamento, à socialização, a iniciativa e a auto-estima, prepara a criança para ser um cidadão capaz de enfrentar desafios e participar na construção de um mundo melhor.



Um comentário:

Não deixe de comentar!