Pesquisar este blog

sábado, 28 de março de 2015

Uso de antiperspirantes e antitranspirantes

Boa tarde leitores!!


Hoje vim falar sobre o uso de desodorantes e antitranspirantes.
Quem é que hoje não faz o uso de transpirantes: Todo mundo faz, ninguém gosta de ficar com o famoso cece neh...hehe
Uma amiga me disse que tinha diminuído o uso do antitranspirante devido ao fato de que ele poderia causar o câncer de mama ou na axila ( áreas bem próximas) a longo prazo.
Imagem retirada da internet.

Fiquei preocupada pois há quantos anos já faço uso do antitranspirante pelo menos 23 horas do dia. Resolvi dar uma fuçada no titio Google ( onde sempre corro quando tenho duvidas) e olha só o que achei : os antiperspirantes e antitranspirantes são produtos que inibem ou diminuem a transpiração. A diferença entre os dois é que o primeiro é responsável por remover o odor das axilas e o segundo  é responsável por diminuir a quantidade de suor produzido. A maior parte dos antitranspirantes funciona como desodorantes mas os desodorantes não funcionam como antitranspirantes.

Pra entender melhor:
Antiperspirantes: responsável por eliminar o odor das axilas.
Antitranspirantes: responsável por diminuir o suor produzido.
Desodorante: só serve para deixar com cheirinho gostoso ( ainda bem ).


Imagem retirada da internet.
Os antitranspirantes possuem em sua composição sais de alumínio e derivados e por isso varias pessoas e pesquisadores questionam se o uso prolongado destes compostos em contato com o corpo,desenvolve o câncer de mama, uma vez que há incidência maior no local utilizado para aplicação do produto.
Para acabar de vez com os comentários a Sociedade Americana do Câncer fala sobre dois estudos e pesquisas feito em 2002 e 2003, que diz:


  • Não existem estudos epidemiológicos contundentes na literatura médica que conectem o risco do câncer de mama ao uso de antitranspirantes e pouquíssimas evidências científicas sustentam essa alegação.
  • Um estudo epidemiológico publicado em 2002, comparou 813 mulheres com câncer e 793 sem a doença. Os pesquisadores descobriram que não há ligação entre a doença e o uso de antitranspirantes.
  • Em 2003 um grupo de mulheres que tiveram câncer de mama  respondeu a um questionário, o pesquisador analisou as respostas e descobriu que as mulheres mais jovens diagnosticadas com câncer depilavam e usavam antitranspirantes a mais tempo do que as diagnosticadas com mais idade. Mas a pesquisa não foi bem aceita, pois esse grupo de estudos não incluía um grupo de mulheres que não tinham a doença.
Desde então outras pesquisas foram feitas mas também sem um resultado conclusivo de que o antitranspirante causa o câncer de mama.
Então para todos os efeitos o antitranspirante NÃO causa câncer de mama, mas para a nossa segurança não custa nada diminuir o uso dele, não é mesmo?
 E para ficar bem cheirosinha (o) use um bom desodorante...hehe.




Se você tem uma opinião diferente, não deixe de comentar!!!
Bjos e bom final de semana!








Fontes: Giz Modo Brasil e Inca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar!