Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

MALES QUE O CIGARRO CAUSA AOS NÃO FUMANTES

Queria comentar sobre os males que o cigarro causa nas pessoas que não fumam, mas que convivem com fumantes. Inclusive tem um comercial com o Dr. Dráuzio Varela que faz um teste com um garçom, onde o nível de monóxido de carbono no sangue dele é de nível 1, após uma hora de serviço ele volta e seu nível pula de 1 para 7.


O que é monóxido de carbono e o que ele faz no nosso organismo?

O monóxido de carbono é um gás derivado da queima incompleta de combustíveis fósseis (carvão vegetal e mineral, gasolina, querosene e óleo diesel).


Este gás é inflamável, incolor e inodoro e altamente tóxico, e se inalado em pequenas quantidades pode causar dores de cabeça, lentidão de raciocínio, problemas de visão, redução da capacidade de aprendizagem e perda habilidade manual. Ele interfere também no processo respiratório fazendo ligações estáveis com a hemoglobina (glóbulos vermelhos no sangue) formando a carboxiemoglobina. Isso impede que o oxigênio se ligue à hemoglobina dificultando as trocas gasosas, podendo causar a morte por asfixia, se inalado em quantidades maiores.


Foi concluído que a exposição de fumaça a terceiros causa varias doenças, entre elas, câncer de pulmão e doenças do coração em adultos e nas crianças asma, infecções respiratórias, tosse, falta de ar, otite média (inflamação do ouvido médio) e Síndrome da Morte Súbita Infantil. O fumo passivo é uma combinação da fumaça proveniente do cigarro aceso com a fumaça exalada pelos fumantes.
A Lei Antifumo (Lei 13.541 de 07 de maio de 2009) que entrará em vigor a partir do próximo dia 07 de Agosto, visa defender a saúde pública, devido as comprovações dos males causados pelo cigarro. Nos Estados Unidos as leis estão aprovadas desde 1.971.

Segundo a lei:

Não pode fumar: no interior de bares, boates, restaurantes, escolas, museus, áreas comuns de condomínios e hotéis, casa de shows, açougues, padarias, farmácias e drogarias, supermercados, shoppings, repartições públicas, hospitais e taxis.

Pode fumar: Em casa, em áreas ao ar livre, estádios de futebol, vias públicas, nas tabacarias e em cultos religiosos, caso isso faça parte do ritual. Quartos de hotéis e pousadas, desde que ocupados por hóspedes, estão liberados.


Também está extinto lugares privados aos fumantes nas empresas.
Em caso de desrespeito à lei, o estabelecimento receberá multa, que será dobrada em caso de reincidência. Se o estabelecimento for flagrado uma terceira vez, será interditado por 48 horas. E, em caso de nova reincidência, a interdição será de 30 dias.

O intuito da nova lei é que aconteça uma mudança diretamente no serviço de saúde publica, diminuindo assim as doenças causadas pelo fumo passivo, e tudo depende da colaboração da população.

Você tem dúvidas?

2 comentários:

  1. O fumante passivo também pode ter problemas de saúde,conheço várias com problemas de saúde por que trabalham ao lado de fumantes. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Realmente deixar com que as pessoas fumantes prejudiquem aqueles que não fumam é algo inaceitável, e essa lei veio em boa hora. Tomara que ela pegue, até porque incentivará muitas pessoas a pararem de fumar não é mesmo? Abraço. :-)

    ResponderExcluir

Não deixe de comentar!